Se prepare para os gastos de fim de ano com antecedência
Com a chegada do fim do ano, os gastos aumentam, pois, além das festas de Natal e Ano Novo, geralmente as pessoas gastam dinheiro com presentes e viagens. E esses gastos são somados aos que você já tem todo mês, portanto, é preciso muita organização financeira para evitar o endividamento nessa época do ano.
Pensando nisso, hoje iremos compartilhar algumas dicas para que você se prepare para os gastos de fim de ano com antecedência para poder aproveitar o mês mais festivo do ano sem se preocupar com a conta bancária.
Todo planejamento começa no orçamento
Para que você se prepare para os gastos de fim de ano com antecedência, é preciso criar um orçamento detalhado que inclua TODOS os gastos extras nesse período, sejam ingredientes para as receitas das ceias de Natal e Ano Novo, presentes para familiares, amigos e brincadeira de amigo-secreto ou até aquela viagem para a praia.
Outra dica é analisar o que é realmente importante e o que pode ser retirado do seu orçamento.
Por exemplo, você precisa mesmo comprar presentes para todos os familiares ou pode propor uma brincadeira de amigo-secreto para presentear apenas uma pessoa? A ceia não pode ser colaborativa?
Pense em alternativas econômicas para reduzir os custos. Depois disso e com tudo anotado, você saberá o quanto da sua remuneração e 13º salário está comprometido e se você vai precisar ou não de uma ajudinha financeira – se sim, conte com o empréstimo pessoal da Simplic para receber o dinheiro na conta em até 48 horas.
Comece a se preparar para o fim do próximo ano
Estamos em novembro, então você já não tem tanto tempo assim para se preparar para o combo Natal + Ano Novo + Viagem e pode faltar dinheiro para tudo o que está listado no orçamento.
Para não lidar com esse problema no próximo ano, recomendamos que você reserve uma quantia para os gastos do fim de ano, divida por 12 e comece a poupar esse dinheiro a partir de janeiro.
Utilize sua conta em um banco digital para criar uma caixinha em sua conta poupança com o nome “Férias 2024” ou “Celebrações de fim de ano 2024” e leve a sério seu comprometimento.
Faça suas compras de Natal na Black Friday
Aproveite os descontos da Black Friday para adiantar as compras de fim de ano, com isso, além do preço reduzido, você consegue dividir os gastos em novembro e dezembro, evitando o acúmulo de despesas no último mês do ano.
Mas evite o uso excessivo do cartão de crédito para pagar essas compras. Siga os limites estabelecidos para cada categoria de seu orçamento de fim de ano e evite as compras parceladas, pois elas podem fazer com que você comece o ano com o pé esquerdo.
Viagem de fim de ano começa a ser planejada com antecedência mínima de 3 meses
Dificilmente alguém consegue planejar viagens de Natal e Ano com muita antecedência, pois essas datas são bloqueadas pelos proprietários de hotéis e pousadas e disponibilizadas (à preços elevados) poucos meses antes.
Contudo, você precisa começar a planejar a viagem com antecedência para começar a pagar pelas passagens aéreas ou de ônibus, seguro-viagem e passeios para garantir preços mais baixos.
Além disso, você pode aproveitar aquela dica que mencionamos acima e começar a juntar dinheiro para a viagem de fim de ano que vem com meses de antecedência.
Converse com familiares e amigos
As pessoas costumam celebrar as festas de fim de ano entre amigos ou familiares. Pela proximidade que você tem com essas pessoas, é importante que você aprenda a conversar sobre suas limitações financeiras para que sejam sugeridas alternativas financeiramente compatíveis com o orçamento de cada um.
Proponha desde a brincadeira de amigo-oculto, até ceias colaborativas e dividir o valor do Airbnb para todo mundo viajar nas férias.
Seja como for, se prepare para os gastos de fim com antecedência para evitar o estresse financeiro associado ao endividamento. Conte com o empréstimo pessoal Simplic para começar 2024 com as contas organizadas.