Como organizar as finanças sem 13º salário
Segundo um levantamento do Dieese, dos 203,01 milhões de brasileiros, apenas 87,7 milhões ganham 13º salário, ou seja, nem todo mundo recebe aquele salário extra a partir de 30 de novembro. Se esse for seu caso, você precisa aprender como organizar as finanças sem 13º salário.
Se você aprender a organizar suas finanças de maneira inteligente, não vai sentir tanta falta dessa bonificação. Pensando nisso, preparamos um artigo com as melhores dicas de como administrar suas finanças neste fim de ano.
Comece com um orçamento
Um mantra aqui no Blog da Simplic é que para administrar bem seus recursos financeiros você precisa de um orçamento.
Seja um budget de estudante, planejamento financeiro de casal ou orçamento familiar, você precisa de alguma organização financeira, especialmente se estiver cheio de sonhos e planos e nem puder contar com um décimo terceiro.
Para isso, é preciso ter na ponta da língua exatamente o quanto ganha e o quanto gasta nas despesas mensais, seja aluguel, contas, financiamento, entre outros. E, após somar as contas fixas, é importante estabelecer um percentual para poupar e outro para gastar com o que você tem vontade.
Neste fim de ano, corte despesas não essenciais
Todo mundo pode encontrar alguma despesa a ser eliminada do orçamento para economizar. As despesas não essenciais precisam ser revistas periodicamente pois, sem perceber, esses pequenos gastos fazem a diferença entre torrar até o último centavo do salário ou ter dinheiro para poupar e investir.
Faça um teste: some todo dinheiro que você gasta no mês com serviços de streaming, pacotes de internet móvel e aquelas corridas em carros de aplicativo. Com certeza você está gastando dezenas ou centenas de reais sem nem perceber.
Outro ponto, não pense apenas em escala micro, ou seja, que o plano de celular custa apenas R$49,90 ao mês; coloque em escala macro e veja que em um ano você gasta R$598,80 apenas para acessar a internet no celular.
A reserva de emergência precisa ser inegociável
Com a chegada de um novo ano, estabeleça como meta ter uma reserva de emergência para lidar com situações imprevistas, como perda do emprego, despesas médicas, reformas inesperadas ou problemas com o carro.
Ah, se você estiver lidando com qualquer imprevisto financeiro neste momento e ainda não tiver com uma reserva de emergência ou 13º salário, considere solicitar um empréstimo pessoal com a Simplic. Se a proposta for aprovada você receberá o dinheiro em sua conta bancária em até 48 horas.
Não espere por um 13º salário, aumente sua renda
Não é financeiramente seguro contar com apenas uma fonte de renda, especialmente se o seu emprego nem paga 13º. Portanto, considere alternativas que ajudem a aumentar sua renda mensal, como desempenhar um trabalho como freelancer, por exemplo.
Você também pode desenvolver um plano de carreira baseado nas habilidades que tem e nas que deseja desenvolver, afinal de contas, quanto mais habilidades profissionais, mais oportunidades podem surgir.
Planeje todos os gastos do fim de ano
Faça uma lista com todas as despesas previstas para o fim do ano. Inclua os gastos com viagens, despesas com celebrações e presentes. Elabore um orçamento realista para arcar com todos esses custos e tente aproveitar descontos como os da Black Friday para antecipar a compra de presentes.
Negocie suas dívidas
Está com alguma dívida? Então sugerimos que você entre em contato com o credor para negociar um plano de pagamento que seja financeiramente vantajoso para você, seja pela redução no valor das parcelas, no número de prestações ou em juros e encargos aplicados à dívida.
Invista em educação financeira
Qualquer pessoa que tem uma vida financeira saudável adquiriu e aplicou conhecimentos na área de finanças pessoais, se tornando capaz de estabelecer um orçamento mensal, implementar ações de como economizar dinheiro e investir esses recursos.
Portanto, investir em educação financeira deve ser uma prioridade para você. E nem é preciso gastar com cursos ou mentorias, você pode se manter informado com conteúdos de qualidade na internet, como os artigos publicados no Blog da Simplic, como este em que você aprendeu como organizar as finanças sem 13º salário.