Blog Simplic

Como sobrar dinheiro no fim do mês: dicas infalíveis
17 October 2022

Como sobrar dinheiro no fim do mês: dicas infalíveis

A maioria dos brasileiros revela certa dificuldade para lidar com o dinheiro, seja pela falta de planejamento ou pelo desconhecimento em educação financeira, e é muito comum que cheguem à metade do mês sem dinheiro algum, apenas esperando pelo próximo pagamento e imaginando técnicas de como fazer sobrar dinheiro.

Você se identificou com a situação? Saiba que mais de 60 milhões de brasileiros estão com as contas atrasadas, sendo este o maior índice nos últimos 12 anos. Para contornar essa situação você precisa aprender dicas sobre como sobrar dinheiro no fim do mês. Vamos lá?

 

  • Pague as contas essenciais primeiro

O primeiro passo para sobrar dinheiro no fim do mês é pagar todas as suas contas essenciais assim que receber o pagamento.

A ordem na qual você paga suas contas pode fazer toda a diferença no saldo em sua conta bancária no fim de mês. Você sempre deve pagar o que deve primeiro e depois dividir o valor que sobra para outras despesas.

Uma dica é usar o método 50/30/20 em que 50% da sua renda mensal deve ser destinada a contas fixas, 30% para contas variáveis e 20% para a poupança.

É claro que essa divisão dependerá de sua realidade financeira, mas o ideal é que depois de pagar suas contas, ainda sobre dinheiro para você se manter durante o mês, juntar um pouco de dinheiro e evitar o endividamento.

Saiba mais: O que é educação financeira

 

  • Faça um balanço de gastos

Manter um balanço de gastos é o primeiro passo para organizar suas finanças. Quando você acompanha os ganhos e gastos mensais, você consegue saber exatamente o quanto entra e sai de sua conta bancária todos os meses, avaliar quais são suas prioridades e onde pode cortar gastos para sobrar dinheiro no fim do mês.

O seu balanço de gastos deve ser organizado em prioridades financeiras, despesas do cotidiano e metas. Crie cinco colunas em sua tabela: produto ou serviço comprado, valor gasto, método de pagamento usado, data e local da compra. Deixe tudo anotado!

 

  • Utilize uma ferramenta de organização financeira

Você não precisa usar uma agenda ou uma planilha no computador para organizar suas finanças. Atualmente existem ferramentas mais simples, como os aplicativos de finanças pessoais que podem ser conectados a sua conta bancária ou não e até calculadoras financeiras com diferentes propósitos.

 

  • Pague todas as dívidas

Algumas pessoas não sabem, mas existem as chamadas dívidas boas e dívidas ruins. Por exemplo, quando você solicita empréstimo pessoal seguindo um planejamento financeiro e alinhado aos seus objetivos, você pode considerar essa uma dívida boa.

Já uma dívida ruim é aquela feita sem planejamento financeiro ou quando é associada a taxas de juros mais elevadas, como acontece com a dívida do cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

Quando você quita todas as suas dívidas ruins, você consegue fazer sobrar dinheiro no fim do mês. E a melhor maneira de sair do endividamento é negociar suas dívidas, seguindo os passos abaixo:

  • Calcule todas as suas dívidas ativas;
  • Estude as condições de negociação;
  • Não aceite a primeira proposta que oferecerem;
  • Transfira sua dívida para outro agente financeiro que ofereça condições melhores.

 

  • Determine gastos de curto, médio e longo prazos

É muito importante que você determine quais são seus objetos financeiros e estabeleça a quantia necessária para cada um deles de acordo com o prazo em que devem ser concluídos.

Gastos de curto prazo: determine qual valor é necessário para cobrir os gastos semanais, quinzenais e mensais como alimentação, transporte, moradia, contas de água e eletricidade etc.

Gastos de médio prazo: estipule a quantia que será usada dentro de alguns meses em uma reforma ou viagem.

Gastos de longo prazo: calcule o valor necessário para obter grandes conquistas futuras como a compra de um automóvel ou imóvel.

Ao entender quais são seus gastos de curto, médio e longo prazos, o próximo passo é estabelecer um teto de gastos, ou seja, o valor máximo que você poderá gastar em cada categoria para não comprometer suas finanças. Seja rigoroso em seu teto de gastos para sobrar dinheiro no fim do mês.

Além disso, estabeleça um plano de ação de como deseja alcançar seus objetivos financeiros, saiba exatamente o quanto você precisa economizar e por quanto tempo comprar um apartamento, fazer uma viagem internacional ou um curso de pós-graduação de renome.

 

Pronto para colocar em prática as dicas de como sobrar dinheiro no fim do mês?

Viu como sobrar dinheiro no fim do mês não é tão difícil quando você se organiza financeiramente? Existem diversas maneiras de fazer isso, como ensinamos no decorrer deste artigo. Para aprender mais sobre educação financeira, continue lendo os artigos que publicamos no Blog da Simplic.

Simule seu empréstimo