Como manter o controle nas compras de Black Friday? Confira 4 dicas infalíveis para não comprometer as finanças
A Black Friday está chegando, e com ela a expectativa de bons negócios para clientes e lojistas em todo país. De acordo com a consultoria Ebit/Nielsen, em 2020 a Black Friday movimentou 4 bilhões em compras online, mas é preciso tomar cuidado com os excessos e o impulso na hora da compra .
Outra pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra que aproximadamente 60% dos consumidores fazem compras por impulso, um perigo para o orçamento pessoal e familiar.
Quem adora fazer compras espera ansiosamente a chegada dos descontos da Black Friday, mas ao mesmo tempo que pode ser uma ótima oportunidade, também pode ser prejudicial para as finanças.
E, para te ajudar a aproveitar a Black Friday sem comprometer as suas finanças, separamos três dicas infalíveis para colocar em prática este ano. Confira!
Mas antes, você sabe como surgiu a Black Friday?
A Black Friday é originária dos Estados Unidos e acontece sempre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é a comemoração mais importante para os americanos. Além disso, marca também o início das compras de Natal pela proximidade das datas.
Há quem diga que o termo Black Friday surgiu nos anos 60 por policiais da Filadélfia (EUA) para se referir ao caos e congestionamento no período das compras de Natal na cidade. O termo de fato só se popularizou nos anos 70 quando a mídia começou a utilizar o nome Black Friday para cobrir o período de compras do final de ano.
A Black Friday no Brasil
A primeira campanha de Black Friday realizada aqui no Brasil foi em 2010, quando diversas lojas aplicaram a campanha já muito conhecida nos EUA.
A Black Friday acontece sempre no final de novembro e os descontos das lojas podem chegar até 80%, causando aquele tumulto, com lojas cheias e filas quilométricas, que já é esperado nesse dia.
E, para desfrutar sem se complicar financeiramente, confira as 4 dicas que separamos abaixo.
1. Pesquise, compare e cuidado com a “Black Fraude”
Essa dica não só se aplica a Black Friday, mas também a qualquer compra, principalmente quando é um produto de valor mais alto.
Na época de Black Friday, os descontos de até 80% chamam muita atenção do consumidor, mas é preciso tomar alguns cuidados para não ser enganado.
- Visite lojas diferentes e compare os preços;
- Lembre-se do valor “original” do produto para não se iludir com os descontos;
- Fique atenta ao frete e garantia do produto oferecidos pela loja;
- Consulte o site e outros canais de comunicação da empresa e veja se é uma empresa séria;
2. Cuidado com a armadilha do cartão de crédito
Muita atenção quando o assunto é cartão de crédito. Ao mesmo tempo que ele te ajuda a realizar alguns desejos pode te levar ao endividamento.
Antes de ir às compras na Black Friday, confira o limite disponível e tenha certeza de que conseguirá pagar a fatura sem comprometer a sua renda mensal.
3. Lista de prioridades e foco na hora de comprar
Nada melhor que uma lista para nos ajudar a visualizar com clareza os nossos desejos versus possibilidades. Em épocas onde muitos produtos estão com descontos atrativos e muitas vezes considerados imperdíveis, facilmente perdemos o foco e acabamos metendo os pés pelas mãos.
O melhor a fazer é listar o que você gostaria de comprar esse ano, assim durante as pesquisas e consultas de preço, será muito mais fácil priorizar e identificar o que será possível comprar agora, o que vale a pena por conta dos descontos e o que ficará para a próxima Black Friday.
4. Eu realmente preciso disso agora?
Por último e não menos importante, se pergunte se esta compra é realmente necessária naquele momento. Este questionamento não deve ser feito apenas em épocas de Black Friday, e sim antes de qualquer compra considerada não essencial.
No final das contas, é possível aproveitar campanhas como a Black Friday, sem perder o controle. Equilíbrio financeiro é planejamento e força de vontade para fugir das tentações.
Mas, se você gastou mais do que deveria e precisa de ajuda para organizar a vida financeira, consulte as condições de empréstimo pessoal da Simplic. Seguro, rápido e totalmente online. Acesse o site.