Como escolher o melhor empréstimo para cada fase da vida
Certamente, em algum momento da sua vida, você já pensou ou precisou de fazer um empréstimo e ficou com muitas dúvidas, sem saber qual seria o melhor empréstimo para cada fase da vida.
Esse tipo de produto é tão acessível e é ofertado de forma tão ostensiva que, de fato, é tentador pensar em um fôlego financeiro. Ainda mais sabendo que você poderá pagá-lo de forma parcelada.
O perigo é contratar um empréstimo e assumir uma obrigação que você não consiga honrar por desconhecer o que está contido no negócio.
Por isso que pensamos em te contar que há produtos mais adequados para cada fase da vida, por assim dizer, e isso é um grande diferencial no momento da busca pelo melhor empréstimo.
Na verdade, são vários os tipos de empréstimos. O ideal é que você conheça um pouco dos principais deles.
Mas aqui, queremos te trazer um olhar novo, um pensar diferente, quando precisar daquela “grana extra”.
Como escolher o melhor empréstimo para cada fase da vida?
Imagine o seguinte: você já está em uma fase da vida que as oportunidades para aumento de seu patrimônio são reais, já que você é jovem, tem uma fonte de renda, porém, ainda não tem um histórico de consumo financeiro.
Neste caso, possivelmente, os produtos serão limitados assim como os valores ofertados, todavia, é a partir da aquisição de bens e da movimentação bancária, que você conseguirá melhorar esse perfil.
Basicamente, o que vai mudar para cada fase da vida é o limite disponível, o número de parcelas e a taxa de juros.
Qual é o melhor empréstimo para cada fase da vida?
Agora, resta saber qual o empréstimo mais adequado, pensando no seu momento de vida.
Jovem Adulto
Você está começando sua vida adulta e não sabe qual tipo de crédito pegar? Talvez o empréstimo pessoal seja a melhor opção para você. Ao contrário de outras formas de empréstimo, como o empréstimo com garantia ou o empréstimo estudantil, o empréstimo pessoal não requer que o tomador coloque seus bens em risco ou que tenha um histórico de crédito estabelecido.
Isso significa que jovens adultos que ainda estão construindo sua vida financeira podem se qualificar para esse tipo de empréstimo com mais facilidade do que outras opções. Além disso, muitos empréstimos pessoais oferecem taxas de juros competitivas e termos flexíveis, permitindo que esses jovens encontrem um que se adapte às suas necessidades específicas.
Nesse tipo de empréstimo o que mais varia entre as instituições financeiras é a taxa de juros e há grande diferença nesse quesito, o que deve ser motivo de bastante atenção na hora de contratar.
Casais e famílias
Nessa fase da vida você já possui um histórico de compras e pagamentos; histórico de experiências profissionais; alguns bens, como um veículo, por exemplo, portanto, o empréstimo com garantia de veículo pode ser a melhor opção. Inclusive, há dados que indicam um significativo aumento desse tipo de negócio nos últimos anos.
Os “auto equity” ou empréstimos com veículos em garantia apresentam-se como a escolha ideal, pois há grandes chances de você conseguir o valor pedido, já que você estará colocando o seu bem como forma de garantia, o que dá mais segurança para o banco ou financeira.
Claro que não é este o cenário que se espera, mas fica aqui o alerta de sempre: planejamento é a palavra de ordem quando se trata de finanças e obrigações.
Aposentados
Para os aposentados e pensionistas, o mercado também oferece algumas opções interessantes e, possivelmente, o que mais atrai os interessados na hora de optar pelo empréstimo é a baixa incidência de juros, como ocorre com o consignado.
Mas há tempos nosso país tem alterado alguns paradigmas e ampliando as possibilidades de sair do sufoco sem apertar demais o bolso, já que permite a utilização de valores que você mesmo conquistou ao longo de sua vida, frutos de seu trabalho, como no caso dos empréstimos com os saldos das contas de seu Fundo de Garantia.
O Empréstimo FGTS vem como uma ótima alternativa para esse tipo de público.
Por que é importante escolher o melhor empréstimo?
Com esse panorama geral, acreditamos que você já tem as principais informações que precisa para escolher a modalidade de empréstimo que mais se adequa ao seu perfil atual.
Claro que muitas vezes independente da fase de nossas vidas os problemas financeiros falam mais alto e podemos estar negativados, com alguma restrição ou sem um histórico financeiro consolidado, tendo dificuldade de aprovação em instituições convencionais.
São nesses casos que as fintechs entram em cena, elas podem oferecer uma nova oportunidade para quem não está tendo sorte com o mercado tradicional, com juros mais baixos e as melhores opções para o seu bolso.
Mas ainda resta uma dica: escolher o melhor empréstimo é muito importante justamente para que a decisão em assumir o compromisso para melhorar algum aspecto de sua vida, seja em que fase estiver, não se transforme em um problema.
A importância dessa escolha, portanto, não está só ligada ao valor contraído, mas também às vantagens que ela pode trazer, a depender das opções que o mercado oferece.