Celular pré-pago ou pós-pago: qual plano escolher para economizar?
Para escolher um plano de celular pré-pago ou pós-pago, você precisa entender qual oferece um pacote de serviços que atende as suas necessidades, sejam ligações ilimitadas, acesso às redes sociais, limite de internet, entre outros, e que caiba no seu bolso.
Continue a leitura para entender quais são os prós e contras dos diferentes planos de telefonia móvel e qual deles escolher para economizar sem deixar de se comunicar, independentemente da operadora escolhida. Vamos lá?
Devo escolher um plano de celular pré-pago ou pós-pago?
Provavelmente você já sabe disso, mas a diferença entre um plano de celular pré-pago ou pós-pago é que no primeiro você faz uma recarga em um dos valores estipulados pela operadora para fazer ligações, mandar mensagens, acessar a internet e navegar pelas redes sociais.
Enquanto em um plano pós-pago, você realiza uma assinatura de valor fixo mensal e tem todos os benefícios incluídos no pacote para usar durante o mês. Ah, também pode ser aplicada uma taxa de assinatura para quem escolhe essa opção.
Quais as vantagens e desvantagens do celular pré-pago ou pós-pago?
Não existe um plano de celular que seja melhor ou pior, mas sim o ideal para cada cliente de acordo com os serviços que ele utiliza e o valor disponível para essa despesa, que pode entrar em seu orçamento familiar como uma conta fixa ou variável.
Plano pré-pago
O plano pré-pago é ideal para quem usar internet, mandar mensagens ou fazes ligações apenas ocasionalmente. Embora com este plano as ligações e o dia de internet custem um pouco mais caros, você não precisa se preocupar em pagar um valor fixo mensal + taxa de assinatura.
O celular pré-pago é ideal para quem está com o orçamento limitado, contudo, ao acabar a recarga você não consegue usar mais nenhum serviço. E dependendo do valor recarregado, após 30, 60 ou 90 dias o crédito não usado fica retido até que seja feita uma nova recarga.
Pontos positivos | Pontos negativos |
Controle dos gastos | Ligações são mais caras |
Não precisa assumir uma conta mensal | Serviços são bloqueados quando acabam os créditos |
Escolhe o quanto quer gastar e quando quer recarregar | Conexão com internet mais rápida podem fazer com que os créditos sejam usados rapidamente |
Plano pós-pago
Para quem precisa usar o smartphone todos os dias para acessar a internet, aplicativos e fazer ligações, sugerimos a escolha de um plano pós-pago, que pode ser economicamente mais vantajoso do que fazer diversas recargas ao mês.
Contudo, é importante analisar os serviços ofertados para encontrar um plano pós-pago que atenda às suas necessidades, caso contrário você pode pagar por serviços que não estão sendo usados.
Pontos positivos | Pontos negativos |
Diferentes pacotes para todas as necessidades | Pode não valer a pena dependendo do pacote escolhido |
Acesso a benefícios adicionais | Dificulta o controle de gastos |
Promoções exclusivas para assinantes | Com um plano pós-pago, você tem mais uma conta mensal fixa |
Existem outras opções além do plano de celular pré-pago ou pós-pago?
Além do plano de celular pré-pago ou pós-pago, existem outras opções de planos de telefonia, como o plano controle e o plano família.
Plano Controle
Esse plano de celular combina as características dos dois tipos acima. Com o plano controle você paga um valor fixo mensalmente que permite o uso de um conjunto de serviços, mas assim que você atinge os limites estipulados, esses serviços são suspensos até o mês seguinte.
Plano Família
Com um plano família, você pode combinar as contas de celular dos seus familiares para que o valor seja dividido entre vocês. Esse plano dá acesso a um determinado número de minutos em ligações e gigas de internet.
Gostou de saber mais sobre os planos de celular? Agora será mais fácil encontrar um que se adapte ao seu perfil, independente se é o plano de celular pré-pago ou pós-pago.
Agora, se você estiver precisando de comprar um smartphone novo, mas estiver sem dinheiro, faça uma simulação de crédito pessoal com a Simplic e solicite entre R$500 e R$3500 que podem ser pagos em até 12 vezes e que cai em sua conta até 24 horas após a aprovação.