Blog Simplic

As consequências de estar com o nome sujo
25 February 2025

As consequências de estar com o nome sujo

Estar com o nome sujo é uma situação que afeta milhões de brasileiros e pode trazer uma série de dificuldades financeiras e sociais. 

Segundo dados da Serasa de 2024, cerca de 72,5 milhões de pessoas estão com dívidas em atraso no Brasil, o que representa mais de um terço da população adulta do país. 

Entre essas, 20 milhões desconhecem que têm débitos em seu nome, o que pode agravar ainda mais a situação. 

A seguir, explicamos as principais consequências de estar com o nome sujo e como isso pode impactar sua vida.

Veja também: Empréstimo para pagar dívidas: vale a pena?

O que significa estar com o nome sujo?

Estar com o nome sujo significa que você possui dívidas não quitadas, e seu CPF foi incluído em serviços de proteção ao crédito, como SPC, Serasa ou Boa Vista. 

Isso acontece quando uma empresa credora registra que você está inadimplente. 

Essa situação prejudica sua reputação financeira e dificulta o acesso a serviços básicos, como crédito e financiamentos.

As principais consequências de estar com o nome sujo (negativado)

  1. Dificuldade em conseguir crédito
    Com o nome negativado, bancos e instituições financeiras dificilmente aprovam empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito. Mesmo quando o crédito é aprovado, as taxas de juros tendem a ser mais altas. Isso se dá porque, negativado, os sistemas de análise financeira consideram que você apresenta maior risco de não quitar futuras dívidas.
  2. Restrições para financiamentos e compras parceladas
    Negativados enfrentam restrições na hora de financiar um carro, imóvel ou mesmo fazer compras parceladas em lojas. Isso acontece porque as empresas avaliam o risco de inadimplência antes de oferecer condições de pagamento.
  3. Impacto no aluguel de imóveis
    Muitas imobiliárias realizam consultas ao CPF antes de aprovar contratos de aluguel.  Com o nome sujo, as chances de conseguir alugar um imóvel diminuem significativamente.
  4. Dificuldade para abrir contas bancárias e contratar serviços
    Estar com o nome sujo pode dificultar a abertura de contas bancárias, a contratação de serviços como planos de internet, telefonia e até mesmo o fornecimento de água e energia elétrica em algumas localidades.
  5. Impactos emocionais
    Além das restrições financeiras, estar com o nome sujo pode causar estresse, ansiedade e sentimentos de impotência, especialmente quando as dívidas começam a se acumular sem perspectiva de resolução.

Como saber se o seu nome está sujo?

Embora muitas pessoas convivam com o nome sujo, uma pesquisa da Serasa revelou que 51 milhões de brasileiros nunca consultaram a situação de seu CPF. 

Isso significa que há uma grande parcela da população que pode estar com o nome sujo sem saber.

Para verificar sua situação, você pode:

  • Consultar o CPF em sites de proteção ao crédito: SPC, Serasa e Boa Vista oferecem plataformas online para verificar pendências financeiras.
  • Utilizar o Registrato do Banco Central: essa ferramenta gratuita permite consultar débitos e informações financeiras relacionadas ao seu CPF. Para acessá-la, basta fazer login com uma conta gov.br de nível prata ou ouro.

Como a Simplic pode ajudar

Se você está com o nome sujo e precisa de uma solução para reorganizar sua vida financeira, a Simplic pode ser sua parceira. 

Com empréstimos pessoais descomplicados e 100% online, inclusive para negativados, nós ajudamos você a limpar seu nome e voltar a sonhar. 

Faça uma simulação no nosso site e conheça as melhores condições para o seu perfil.

Importante: após quitar uma dívida, o tempo para a melhora do seu crédito pode variar. Em geral, as instituições financeiras atualizam as informações em até 5 dias úteis, mas a pontuação de crédito pode levar alguns meses para refletir a mudança, dependendo do seu histórico financeiro. Se a dívida estava negativando seu nome, a restrição deve ser removida rapidamente, mas o score pode levar mais tempo para subir, pois considera outros fatores, como o seu comportamento de pagamento ao longo do tempo. Manter as contas em dia e usar o crédito de forma responsável ajuda a acelerar essa recuperação!

Colocar as contas em dia é o primeiro passo para recuperar sua saúde financeira e melhorar sua qualidade de vida. 

Conte com a Simplic para dar o próximo passo em direção a uma vida sem restrições.

Veja também: Nome sujo não é o fim! Entenda tudo sobre

Simule seu empréstimo