Dia do Trabalhador: como administrar seu salário corretamente
Mais do que um feriado, o Dia do Trabalhador é uma data para refletir sobre as condições de trabalho a que estamos expostos e o momento ideal para pensarmos como gastamos o salário que nos é pago pelo nosso trabalho. Saber como administrar seu salário corretamente é um dos pilares da saúde financeira.
Os números mostram que o cidadão brasileiro tem dificuldade para lidar com o dinheiro e, 7 em cada 10 pessoas podem estar a um passo de contrair dívidas pesadas para o bolso. E, realmente, entender qual a proporção ideal de divisão e direcionamento do salário pode exigir um entendimento maior sobre organização das finanças pessoais.
Se você se encontra em um momento delicado em sua relação com o dinheiro, leia este artigo até o final e anote algumas dicas valiosas que, com certeza, contribuirão positivamente em suas finanças.
Coloque em prática a educação financeira
Se engana quem pensa que educação financeira se resume somente ao ato de poupar dinheiro. Quem pensa em educação financeira tem que entender que esse termo vai muito além de simplesmente economizar: é preciso uma mudança de pensamento em relação a necessidade e uso do dinheiro.
É importante adotar uma atitude consciente ao impor critérios na utilização dos recursos financeiros e saber planejar as próprias contas a longo prazo. Outro fator muito importante é rever os conceitos de imediatismo e evitar compras por impulso.
A educação financeira tem se tornado cada vez mais importante para o brasileiro que aos poucos está sendo incluída na fase infantil de aprendizagem, com dicas de atividades que levam os pequenos a criar uma relação saudável com o dinheiro desde cedo.
Com isso, implementando a educação financeira no seu dia a dia, é possível administrar seu salário corretamente e também incentivar o consumo consciente, evitar a autossabotagem, prevenir fraudes e golpes financeiros, desenvolver a capacidade de interpretar o cenário financeiro e se preparar para situações adversas do cotidiano.
Estabeleça métodos de organização para administrar seu salário
Aumentar a renda mensal não é o único modo de resolver os problemas relacionados às finanças pessoais. Uma outra maneira de controlar os gastos é estabelecer métodos de organização. Aprender como organizar as finanças e até mesmo envolver a família nesse planejamento pode ajudar a sobrar dinheiro no fim do mês.
Se precisar de um auxílio para colocar suas contas em dia, você também pode contar com o empréstimo pessoal da Simplic, que é simples, fácil e rápido, feito totalmente online.
Organizar suas finanças pode ser mais fácil do que você imagina e, seguindo um método que faça sentido para você, esse processo pode ser bem mais prazeroso de ser seguido.
Há algumas estratégias conhecidas no meio das finanças pessoais, como o método 50/30/20 criado pela professora de direito e atual senadora norte-americana Elizabeth Warren com sua filha, Amelia Warren Tyagi.
Este método consiste na divisão de seus ganhos em três partes, 50%, 30% e 20% de acordo com a prioridade de cada grupo de despesas. As porcentagens são convertidas por valores reais do salário.
Outro tipo de organização financeira conhecida é o método dos potes, estratégia criada por T. Harv Eker que pode ser aplicada com diferentes objetivos: manter o pagamento das contas, montar uma reserva de emergência, quitar dívidas, fazer um plano de aposentadoria, conquistar objetivos, entre outros.
Há também o Desafio das 52 semanas, um método bem simples que pode ser iniciado poupando R$1 na primeira semana.
De qualquer forma, o importante é encontrar um meio de organizar suas finanças que seja viável dentro da sua realidade. Não adianta começar com algo que demande muito do seu tempo e pode se tornar inviável, fazendo com que você abandone a organização antes dela começar a fazer efeito em suas finanças.
Tome cuidado com os vilões da saúde financeira
Para o trabalhador, administrar seu salário corretamente pode ser um desafio pois ele conta com o salário em sua forma bruta. Entretanto, há vários descontos que acabam reduzindo o valor que, de fato, a pessoa terá em mãos.
É importante calcular seus gastos com base no seu salário líquido, aquilo que, de fato, você recebe no mês. Se você trabalha com carteira assinada, sabe que há descontos obrigatórios no holerite, como INSS, Imposto de Renda e vale-transporte.
Outros pontos importantes a serem analisados são as tarifas desnecessárias que você pode estar pagando mensalmente, como anuidade do cartão de crédito, compras parceladas e outros vilões da saúde financeira.
Seguindo nossas dicas de organização financeira, você certamente estará no caminho correto para administrar seu salário de forma saudável, fazendo com que sobre dinheiro no fim do mês e você possa planejar seu futuro com mais flexibilidade e autonomia financeira.