5 Dicas Para Economizar Na Conta De Energia Elétrica
Fazer economia com os gastos de casa sempre é bom, mas, neste momento, se tornou mais que necessário. Isto porque, a região Sudeste do país está passando por uma das piores crises hídricas da história, o que faz com que a fase seja de economia de água e energia elétrica, com a colaboração de todos.
Em São Paulo, desde fevereiro deste ano, consumidores que não economizarem energia elétrica receberão uma multa salgada do Governo Estadual: sobe 40% do valor da conta de água para clientes que elevarem o consumo em até 20% em comparação com o que gastavam no ano passado. Acima de 20%, a multa sobe para 100% do valor.
Por outro lado, receberão bônus os consumidores que reduzirem o consumo de água de 10% a 15%, 15% a 20% ou 20% ou mais. O valor do bônus será de 10%, 20% e 30% do valor da conta, respectivamente. Por isto, economizar é o melhor a se fazer, pelo planeta, mas também para seu bolso. Confira 5 dicas para deixar sua conta de energia elétrica mais barata, ajudando a:
1. Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes são mais caras, mas duram mais tempo que as incandescentes e utilizam menor quantidade de energia, o que faz compensar o custo benefício. Além disso, não deixe luzes acesas pela casa onde não houver ninguém.
2. Fora da tomada
Você sabia que ao deixar sua TV no stand-by, ela continua gastando energia elétrica? E, nesta brincadeira, aparelhos eletrônicos em stand-by podem representar um gasto mensal de até 12% do total de sua conta de energia, o que não é pouca coisa. Por isso, se for passar o fim de semana fora de casa, tire tudo da tomada. Quanto ao computador, lembre-se de desligar o monitor ou colocar sua máquina no modo de economia de energia quando não estiver em uso. O mesmo vale para notebooks e impressoras, em casa ou no trabalho.
3. Geladeira
A geladeira é um dos vilões do consumo, ela está entre os eletrodomésticos que mais gastam energia em casa. Por isto, fique atento se a borracha de vedação está em bom estado, evitando o desperdício. E claro, sempre vale lembrar que, ao abrir a geladeira, você deve retirar tudo de uma só vez, ao invés de ficar abrindo e fechando a todo momento. Ainda outra dica é regular o termostato (que nivela a temperatura) da geladeira no inverno.
4. Ferro de passar e máquina de lavar roupa
Outros dois vilões da casa são o ferro de passar e a máquina de lavar roupa. No caso do primeiro, o consumo de energia é alto devido à resistência que gera muito calor. Sendo assim, ligue apenas quando for passar várias peças. Para a máquina de lavar a dica é a mesma, mas lembrando que ela tem um agravante: além de energia elétrica, o consumo de água também irá diminuir se você deixar acumular para lavar tudo de uma só vez.
5. Luz do dia
Para economizar energia e aproveitar melhor o dia, é possível utilizar a luz solar, deixando cortinas e portas abertas, assim como colocar mesas de trabalho e de leitura próximo às janelas.