10 Dicas para cuidar da sua saúde financeira
10 Dicas para cuidar da sua saúde financeira
Gastos planejados e que resultam em equilíbrio, estabilidade e controle pessoal. A saúde financeira é desejada por todos, mas para conquistá-la é preciso um árduo trabalho de organização e disciplina. Para isto, dez dicas podem orientar quem precisa alinhar melhor sua própria economia, confira:
- Tenha objetivos financeiros: A longo e a curto prazo, organize todas as suas pretensões, com isso, você saberá como e em que gastar o seu dinheiro, pensando no alcance de sua meta.
- Elabore um orçamento detalhado: Especifique a quantidade de dinheiro que você ganha e em que ele é gasto atualmente. Leve em consideração suas metas financeiras e acompanhe bem as futuras despesas, para garantir que elas serão sanadas dentro de seu planejamento mensal.
- Evite entrar no limite: O limite do cheque especial ou a inadimplência da fatura cartão de crédito pode ser uma grave armadilha para o desequilíbrio financeiro. Sabendo exatamente a quantia de cada prestação e sua validade, você se programa melhor para os próximos meses.
- Prepare-se para imprevistos financeiros: Entenda que você não está fadado à Lei de Murphy, aquela que diz que “se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”. Imprevistos acontecem e com todos. Nessas horas, é preciso tranquilidade e planejamento, inclusive para gerir crises, arcando com os gastos.
- Atente-se à sua educação financeira: Informe-se sobre títulos de capitalização, contas a pagar, taxas extras cobradas e saiba o dia em que cada conta vence. Não seja um alienado no assunto para não ser passado para trás nem ter que pagar taxas de juros desnecessariamente.
- Mantenha o controle com relação ao dinheiro: Em recente pesquisa divulgada SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), foi apresentado que um em cada três consumidores brasileiros demonstrou falta de planejamento com suas compras. Mas nem todos precisam gastar mais do que precisam para ter um bom estilo de vida.
- Equilibre sua economia: Tenha disciplina, seja equilibrado e pense que a economia agora significa tranquilidade no futuro. Não adianta cruzar os braços e achar que tudo irá se resolver somente quando vier seu esperado aumento no salário.
- Mantenha suas finanças em dia: Fique sempre atento às suas prioridades. Preste atenção nas mudanças que ocorrem, como o saldo de sua conta e o dinheiro que entra e que sai. Isso é fundamental para a atualização de sua saúde financeira.
- Dialogue sobre sua economia familiar: Mantenha o diálogo; converse sempre com sua família e todos que estão ligados às suas finanças pessoais. Debater a situação financeira com todos facilita na hora de decidir os melhores rumos que devem ser tomados.
- Dinheiro não está acima de tudo: Saiba valorizar o próximo. Use o dinheiro apenas como ponte para sonhos, segurança, pagar as contas, poupar, ou ajudar a alguém. Nunca o coloque acima de qualquer coisa; o dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um facilitador de estabilidade nos relacionamentos.